Uma Árvore Ferida

001 (Por: Silvia Helena Cardoso)

A abertura nessa impressionante sequóia de 100 metros de altura e 1000 anos de idade não é uma má formação dessa gigante velha senhora da Natureza. Esta árvore foi atingida por um raio durante uma forte tempestade, expondo o seu interior.
Uma árvore ferida! Perfurada por um agressivo elemento elétrico na atmosfera que descarregou nela sua ira, eletrizando-a e machucando seu coração. Mas ela sobreviveu. E tornou-se ainda mais forte e mais útil, pois a luz do agressor a abriu, e a partir de então a luz do sol diariamente tem penetrado naquela abertura, permitindo iluminar, abrigar, alimentar e aquecer os animais e a própria árvore.
Feridas na alma humana também são carregadas por “luz” e eletricidade quando um agressor também humano descarrega sobre aquela alma sua ira. Tempestades violentas desferidas pela mente de um geram raios destrutivos na mente do outro. Os circuitos neurais do agredido disparam correntes elétricas feito raios em um vôo desenfreado para outros circuitos na busca de abrigo e de alívio da dor. É justamente essa experiência dolorosa que ilumina mais a mente humana. Essa “iluminação” pode ser interpretaa como a ativação de redes neurais até então esquecidas, sendo possível por isso, enxergar novos caminhos e seguir por eles.

É quando modificamos nossos pensamentos e atitudes, por ex., quando nos recolhemos para dentro de nós mesmos, em silêncio, nos afastando daquilo que nos machuca; quando procuramos alguém que nos conforte; quando procuramos amar e ser amados, respeitar e ser respeitados, porque aquela experiência nos mostrou que deve ser assim. Isso nos torna seres melhores para nós mesmos e para o outro.
Uma ferida vegetal ou humana é dolorosa, mas será útil se a Natureza de ambas souberem adequá-la para benefício próprio e do outro.

2 thoughts on “Uma Árvore Ferida

  1. Uma explanação perfeita, é assim que trabalha a evolução, reações químicas, físicas e biológicas de natureza humana e mentais etc…, usando um processo extremamente complexo vai melhorando através de erros e acertos. Parabéns Silvia Helena, você faz uma abordagem comparativa e passa 100 por cento o seu pensamento! Esplêndido!

  2. Magnificos seus textos. Trata de forma simples e direta aquilo que é profundamente complexo. Isso me ecanta. Obrigado.
    Pedro Gasparin

Deixe um comentário