A Impressionante Memória dos Cavalos

009Há poucas horas, o cavalo marrom tinha mordido a mão de um homem. Mas aqui, estamos nós dois trocando olhares afetuosos e juras de amor… rsrs
Por que tanta diferença na resposta comportamental deste animal para com uma pessoa e para com outra?
Até pouco tempo, pensava-se que os cavalos tinham uma inteligência semelhante a de mamíferos como as cabras, que são capazes de atender a gestos humanos, porém sem entender seu significado. Mas um estudo realizado em 2010 revelou resultados surpreendentes sobre a inteligência dos cavalos, especialmente a memória. Os nossos amigos equinos não somente entendem nossas palavras muito melhor do que imaginamos, mas sua memória é tão boa quanto a de um elefante. Se um cavalo é tratado com carinho e gentileza, ele lembrará da pessoa como amiga para o resto de sua vida. Aquela pessoa poderá ficar distante ou ausente o tempo que for, mas quando o cavalo encontrá-la novamente, o sentimento de amizade, lembrança e emoção serão os mesmos. Na experiência do homem cuja mão foi mordida, ele estava irritando o cavalo, dando soquinhos em seu nariz, zombando dele, aproximando-se muito para tirar fotos, atitudes erradas que mostram ignorância e desrespeito com os animais. Cavalos têm sim Sentimentos, Memórias, Emoções. Essas são apenas algumas da admiráveis habilidades cognitivas desses animais tão dóceis e inteligentes. Sua arquitetura neural foi moldada ao longo de 6.000 anos, quando o Homem se aproximou dele, para interagirem juntos. Todos nós queremos ser tratados com respeito, carinho e gentileza. Os animais também!

Referências
Horses Never Forget Human Friends
10 Fascinating Facts About Horses

 

 

2 thoughts on “A Impressionante Memória dos Cavalos

  1. Certamente Silvia com todas estas qualidades, o cavalo tem sensibilidade e instinto de defesa, e sabe perfeitamente quando esta recebendo carinho ou maus tratos. Como ele não pode falar morde em defesa! Os animais têm sentidos muito desenvolvidos, para nos, em muitos casos ate parece que tem poderes sobrenaturais!

Deixe um comentário