De aorcdo com uma peqsiusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em
qaul odrem as Lteras de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria
e útmlia Lteras etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol, que vcoê
anida pdoe ler sem pobrlmea.
Itso é poqrue nós não lmeos cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa cmoo um
tdoo.
Fixe seus olhos no texto abaixo e deixe que a sua mente leia
corretamente o que está escrito.
35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3
F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O! NO COM3ÇO 35T4V4 M310
COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453
4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R B3M
ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3! P4R4BÉN5!
Comentário:
Nós conseguimos entender facilmente estas palavras porque nossa mente
constantemente tenta fazer sentido do todo, mais que das partes. Para
que o mundo faça sentido para nós, humanos, é necessário organizar as
sensações em informações significativas.
A necessidade de ver formas, arestas, movimento, etc, é um imperativo
para a sobrevivência. Mesmo com a ausência das linhas, o nosso sistema
cognitivo as fabrica numa tentativa de dar sentido a imagens confusas
ou incompletas. É isto que propõe a teoria da Gestalt (palavra alemã
para “o que é colocado diante dos olhos”). De acordo com a teoria
gestáltica, não se pode ter conhecimento do “todo” por meio de suas
partes, pois o todo é maior que a soma de suas partes: Assim,”A+B” não
é simplesmente “(A+B)”, mas sim um terceiro elemento “C”, que possui
características próprias”. Por ex., as letras r, o, s, a não
constituem apenas uma palavra em nossas mentes; elas evocam a imagem
da flor, seu cheiro e simbolismo – propriedades não exatamente
relacionadas às letras.”
Desta forma, quando vemos uma imagem ou objeto incompleto, nosso
cérebro reconhece aquele padrão e o completa. Quem participa desta
tarefa são populações neuronais especialmete no cortex visual e
parietal. O cortex visual (V) é organizado em seis camadas (V1 a V6);
uma identifica cor, dimensão, etc; outra reconhece formas, localização
do objeto e assim por diante. A camada V2 é capaz de procurar por
objetos em cenas que aparecem desordenadas e então ordená-la ou
completá-la. Para um elemento gramatical ser reconhecido e se
transformar em algo com sentido, é preciso haver um reconhecimento
cognitivo. Quem faz isso, em parte, é uma região que se integra com o
córtex visual, a região parietal, que faz a integração dos símbolos
impressos da linguagem.
É fsaicnatne a nsosa cpaiacadde creberal !
SIlvia Helena Cardoso