Na língua francesa há uma expressão, “L’esprit de l’escalier” cuja tradução seria “O espírito da Escada”.
Ela representa pensar em uma resposta quando já é tarde demais. É uma sensação de arrependimento por não se ter dito algo no momento exato, e portanto, ter perdido aquela oportunidade. Comparativamente à escada, é como termos tido a oportunidade de estar no alto e podido expressar algo que pensávamos, mas não o fizemos. Essa “altura” significa um momento único de se dizer algo. Aquele momento passa, e surge então o momento de descer, mas o desejo de se expressar não foi concretizado. Quando se inicia o processo de descida de uma escada, não se sobe mais. E todos estão indo embora…
É possível que todos nós já tenhamos passado por isso, seja por um processamento cognitivo mais lento da interação social naquele momento, seja por esquecimento e lembrança logo a seguir, seja por timidez.
Mas não precisamos nos preocupar isso. A escada que desce é a mesma que sobe. E quando estivermos lá no alto novamente, a experiência anterior da omissão do que se gostaria de ter dito, estará bem nítida e forte dentro de nós, e então teremos a oportunidade de dizer aquilo. Tendo porém, a consciência de que teremos que descer a escada novamente com arrependimentos diferentes, mas que estes também se fortalecem para a próxima subida.
E assim vamos ganhando força e experiência na comunicação e expressão de nosso espírito.