De tanto ser perguntado por sua netinha, o Sr. Bill McElligott na foto, foi ao médico saber por que um lado de sua face é diferente do outro.
O Sr. MC Elligott, de 66 anos, tem uma pele normal para a sua idade, mas… somente na metade direita do rosto; na metade esquerda, ele parece ter 86 anos.
Isto ocorreu devido a ele ter dirigido durante 28 anos seu caminhão e ter exposto a sua face esquerda ao sol através da janela do veículo.
A exposição ao sol é a maior causa de dano à pele. A curto prazo, muita exposição a esses raios leva à queimadura, e a longo prazo leva ao envelhecimento precoce, aumentado muito os danos causados pelo processo de envelhecimento da pele, como o afinamento da pele, perda de colágeno (proteína que sustenta a camada mais superficial da pele) e elastina (proteína que estica a pele, mantendo-a flexível). Os músculos e as células de gordura também diminuem de quantidade, e então a pele cede e se torna seca e enrrugada. Pior que tudo isso, é o risco de adquirir câncer de pele, que mata em média 8 mil pessoas por ano só nos EUA.
Muitas vezes não percebemos a quantidade, intensidade e tipo de raios solares que incidem sobre nossa pele. Devemos, portanto, estar atentos a isso, não somente no ambiente externo, mas também no interno, utilizando barreiras físicas como insulfilm, blusas com mangas compridas pelo menos durante a exposição, ou protetor solar.
Para os homens que acham que hidratante e protetor solar é “coisa de mulher”, devem reavaliar sua opinião.