A Beleza Vegetal com uma Missão

007Uma particularidade interessante dessa vinícola, é que, no início e no final de cada fileira são plantadas roseiras. Mas elas não estão ali para embelezar o local – embora embeleze e muito! O objetivo é atrair para si as pragas, já que nas parreiras não se coloca agrotóxicos, mas coloca-se nas rosas. Uma rosa doente não apenas cumpre sua função principal, mas também comunica ao agricultor uma invasão de intrusos.
É a beleza da Natureza vegetal sendo usada como isca para atrair e destruir o mal.
No reino animal, inclusive o humano, também não é diferente. É de nossa natureza nos mostrarmos bem apessoados à sociedade, alguns com boas intenções, outros não, esperando atrair pessoas. Portanto, “pragas” coexistem na Sociedade humana: tanto as “rosas venenosas” que atraem, como os “insetos bem intencionados” que são atraídos por elas. E, claro, o contrário, rosas ingênuas e insetos maus.
É preciso ter cuidado e discernimento na relação pessoal. Física ou Virtual.
——————————————————

Local: Vinícola Francioni, São Joaquim – SC
Nota: O uso de elementos da Natureza na proteção do plantio, neste caso, as rosas, nos remete às questões de auto-sustentabilidade. E também, coloca em dúvidas como o cultivo e produção do vinho em outras vinícolas no mundo são feitas, caso não haja essa preocupação com o uso de agrotóxicos. Estaríamos ingerindo vinhos envenenados por agrotóxicos?

Deixe um comentário