Como Pensam os Gênios

Por: Silvia Helena Cardoso

Inteligência envolve a habilidade de planejar, raciocinar, resolver problemas, criar, pensar abstratamente, compreender idéias complexas, aprender rapidamente e aprender com a experiência.

A maioria das pessoas de inteligência média, tende a pensar “Reprodutivamente”. Ao tomar decisões ou resolver problemas, buscam em seu “banco de memórias” as coisas que aprendeu, incorpora nesse banco mental a nova situação e então reconstrói uma experiência passada com uma nova experiência, para poder tomar uma decisão. Em outras palavras, pensar reprodutivamente, é acionar uma rede de circuitos neurais já existentes para lidar com cada situação que surge. As novas experiências são incorporadas às já existentes e isso vai aumentando a nossa experiência e nos dando mais discernimento. Por exemplo, se for perguntado: “Qual é a metade de 13?” a maioria de nós tende a responder imediatamente seis e meio. Obtemos essa resposta por analisar, em frações de segundos, todo o aprendizado anterior referente àquele problema e nos fixarmos em uma resposta que funcionou anteriormente.

Em contraste, os Gênios pensam “Produtivamente”. Quando confrontados com um problema, em vez de pensar apenas em como resolvê-lo buscando suas experiências passadas, ele pensa: de quantas maneiras diferentes eu posso analisar essa questão? Como posso repensar a forma como vejo isso? De quantas formas diferentes eu posso resolver isso? Eles tendem a criar muitas respostas diferentes, algumas das quais não convecionais e possivelmente únicas.

 

Deixe um comentário