Coluna Café comCiência: Qual é a melhor forma de preparar o café?

008aA forma como o café é preparado faz diferença na saúde. O preparo varia conforme a tradição de cada país ou mesmo em diferentes regiões do Brasil. As formas de preparo mais comuns são: café fervido (sem filtração do pó), filtrado (com filtro de papel), café à brasileira (filtro de pano ), café expresso e café instantâneo ou solúvel (por ex., o Nescafé).
Quando se fala em componente do café, pensa-se simplesmente na caféina. Mas o grão do café tem centenas de outros componentes, cada um interagindo em diferentes sistemas do organismo humano produzindo efeitos benéficos ou mesmo maléficos (talvez por isso haja tanta controvérsia na mídia sobre os efeitos do café na saúde).
Alguns dos componentes adicionais do café são o cafestol e o caveol, substâncias vegetais oleosas, que elevam os níveis de LDL, o colesterol ruim no sangue.
A água quente utilizada para o preparo remove dos grãos algumas dessas substâncias gordurosas. Os filtros de papel ajudam a reter o restante dessas substâncias, mas o coador de pano não. O café fervido sem o filtro de pó, como o café turco, café escandinavo e café francês, também não removem o cafestol e caveol, então são muito mais altos os teores dessas substâncias neste preparo. O café expresso está no meio termo. Então, para as pessoas que têm ou querem prevenir altos níveis de colesterol no sangue, é melhor preparar o café com filtro de pó.

Local: Restaurante do Hotel Bedford, Bruxelas, Bélgica.
Referência:
Cafestol, the Cholesterol-Raising Factor in Boiled Coffee, Suppresses Bile Acid Synthesis by Downregulation of Cholesterol 7α-Hydroxylase and Sterol 27-Hydroxylase in Rat Hepatocytes
http://atvb.ahajournals.org/content/17/11/3064.full

Deixe um comentário