A Paz Dentro de Nós

008 SurgeryVestida de branco para lembrar a paz. É curioso comparar a paz do mundo exterior com a paz interior do Homem. Ambas são conquistadas com a ausência de conflitos e presença de bons sentimentos e atitudes como o amor, o perdão, o respeito por si mesmo e pelo outro.

Se cada um resolvesse seus próprios conflitos internos e aceitasse a si mesmo e ao outro como cada um é, viveríamos em um mundo melhor. Mas como a humanidade tem o seu lado maléfico, com guerras, injustiças e maldades, precisamos criar a nossa própria paz. Essa sim, depende de nós e podemos alcançá-la usando todo o nosso potencial humano que inclui tomadas de decisões acertadas como a busca do prazer e a evitação da dor.

Possuímos sistemas fisiológicos e neurofisiológicos que inibem as emoções negativas quando estamos felizes – e vice-versa, ou seja, os estados negativos da mente fecham as portas para a entrada da paz e felicidade. Algumas pessoas, por sua personalidade ou genética conseguem manter sua paz e felicidade com pensamentos e atitudes positivas mesmo diante das adversidades. Mas outras precisam de ajuda médica, psicológica ou farmacológica. É preciso constantemente fazer uma análise de como está seu estado mental e buscar formas de mantê-lo positivo. Porque o estado mental positivo não trás apenas bem estar; ele nos deixa mais motivados para atuar na vida, e atuar de forma a criar um mundo mais feliz, produtivo e pacífico para si mesmo e para a sociedade.

One thought on “A Paz Dentro de Nós

Deixe um comentário