Diferença entre Coragem e Ousadia

006a
Poucas pessoas sabem a diferença entre Coragem e Ousadia (aliás não encontrei nem na literatura internacional quem soubesse diferenciar uma coisa da outra). A maioria pensa que são sinônimos ou confundem as características de cada uma. A título de ilustração, na primeira imagem, estou à beira de um abismo, mas, apesar de minha coragem em estar no alto de um precipício de 1800 metros, acima até das nuvens, eu analisei os riscos, então me sentei para ficar melhor apoiada, me segurei na pedra e fiquei um pouco distante do real perigo. Mas na segunda imagem, eu me levantei, sai da proteção da pedra, fui para a margem final do abismo e ainda fiquei na ponta dos pés e com uma perna só! Tudo bem se eu caísse, o máximo que iria acontecer seria eu mergulhar naquelas nuvens macias e espessas e viver lá eternamente com meus colegas anjinhos que me guardaram até aquele momento, mas acabaram desistindo por tantas ousadias minhas cometidas em vida…
Agora ficará mais fácil compreender o significado de uma e de outra. Coragem é a habilidade de confrontar o medo, a dor, o risco, a intimidação ou a incerteza, mesmo tendo medo e analisando todos os riscos que o medo exige antes de agir, portanto, agindo somente após uma análise consciente. Essas ações são provocadas por grande motivação e prazer, cuja química envolvida é principalmente a dopamina e os opióides. A Ousadia significa também confrontar todos aqueles medos, mas agir impulsivamente, em busca de liberação de mais e mais adrenalina que particularmente no organismo daquele indívíduo é maior que o normal, e também quando uma decisão de agir já foi tomada inconscientemente, ou seja, a atividade neural diante de uma situação já estava preparada para ser feita antes de se fazer análise consciente dos riscos. É conhecido na ciência que, em certas situações, o cérebro faz uma escolha 6 a 7 segundos antes que você tenha consciência disso. Em um estudo, uma região do cérebro que controla o medo foi ativada 6 segundos antes de um grupo de voluntários de uma pesquisa decidir se pegava uma cobra para movê-la para outro lugar. Curiosamente, essa região ativa uma das formas de lidar com o medo. O medo tem três tipos de reações de defesa: 1. Ficar parado esperando o perigo passar; 2. Sair correndo; 3. Enfrentar o perigo. Os pesquisadores sugerem que nas ações ousadas, essa região do cérebro que controla o medo ativa a ação 3, ou seja, a de enfrentar o medo. Talvez por isso a pessoa ousada tenha um histórico de ser um pouco “fora da lei”. Ela não percebe o mesmo medo que as pessoas normais. Para ela, enfrentar grandes desafios, explorar o desconhecido, arriscar-se, libera grande energia. Essas pessoas não sentem medo de reprovação social, de críticas, de situações desafiadoras, muitas vezes é imprudente, gosta de desafios. Por ousarem se arriscar, desbravam com bravura o desconhecido, trazem o futuro para o presente, rompem padrões tradicionais de ações sociais que impedem mudanças e avanços. O mundo precisa de pessoas ousadas que mostrem caminhos novos e desafiadores e de pessoas corajosas que analisem e desenvolvam produtivamente aqueles caminhos.

 

Referências:
Your Brain on Courage:
Brain Scans Can Reveal Your Decisions 7 Seconds Before You “Decide

3 thoughts on “Diferença entre Coragem e Ousadia

  1. Interessante.
    Vou iludir ilustrar Tb o que entendi.
    Vi uma mulher bonita, de pernas cruzadas é amostra,
    Tive coragem
    De ir falar com ela .
    Eu dois minutos
    Tive a ousadia
    De beija-lá na boca sem nenhuma evidência de que ela queria.
    Só por curiosidade …. Estamos juntos há 35 anos (rsrsrsrs)

  2. Coragem tem origem na palavra coração. O risco exige coragem e ousadia. O risco é que justifica o lucro. Eu sempre fui buscar com coragem e ousadia, mas com segurança o que eu quiz. As vezes, correr certos riscos é bom, eu saltei de parapente em Poços de Caldas, emocionante voar como o urubu. Saltar de Fragata, uns 2,5 m de altura, em Ubatuba em pleno mar.

Deixe um comentário