Ser Inteligente e Aumentar a Inteligência

DSCN3405Águas: Correm, caem, mas não podem nunca mais voltarem.
Homens: Caminham, caem, mas podem sempre se levantarem.
A água é fluída e não pode ser deformar.
O Homem é sólido e pode se transformar.

Ao olhar para a imagem e escrever essas palavras, me veio à mente dois tipos de Inteligência que utilizamos no dia a dia: A Inteligência Fluída e a Inteligência Cristalizada. O mais interessante, é que elas podem ser aprimoradas e nos tornar mais inteligentes.

Inteligência fluída é aquela que flui independentemente de conhecimento prévio, por ex., quando entendemos  a relação entre conceitos, resolvemos problemas imediatos, damos um jeitinho para as coisas difíceis, agimos com esperteza, percebemos ou raciocinamos determinadas coisas do momento, etc.
Inteligência cristalizada seriam os “cristaizinhos” das experiências de vida armazenadas no cérebro que se conectam a outros formando grandes redes neurais de experiências, ou seja, nossas memórias prévias, conhecimentos antigos que foram “solidificados”, associados à lembranças guardadas pela vida toda, como a aprendizagem, habilidades específicas, talentos, compreensão do significado das coisas.

Em breves palavras, a inteligência fluida está relacionada à memória de curto prazo (informações imediatas que se armazenam por um curto espaço de tempo e podem se armazenar definitivamente ou não),  e a inteligência cristalizada está relacionada à memória de longo prazo (informações ou aprendizagem registradas permanentemente no córtex cerebral)

Pesquisas têm mostrado que podemos melhorar a inteligência fluida por meio do treinamento da memória de curto prazo, por ex., desafiando o cérebro não só com a leitura, mas também com a escrita, adquirir novas habilidades, novas amizades, fazer esporte, fazer coisas diferentes com as quais se está acostumado.

A melhoria da inteligência fluida pode se traduzir na melhora da inteligência geral. A inteligência geral é fundamental para resolver com sucesso os desejos, aspirações e idealismos da vida como desempenho pessoal, acadêmico e profissional.

Para Saber Mais:
Treinamento melhora inteligência fluida, que se acreditava ser fixa desde o nascimento
Por um cérebro melhor
15 maneiras cientificamente comprovadas de aumentar sua inteligência

 

2 thoughts on “Ser Inteligente e Aumentar a Inteligência

  1. Mente & ciência
    Obrigado por estes ensinamentos valiosos, ministrados por uma neurocientista, estou arquivando todos! Vamos aumentar as redes neurais.

Deixe um comentário