Basílica de Hagia Sophia, Istambul, Turquia

001cHagia Sophia (do grego “Sagrada Sabedoria”) é um imponente edifício construído entre 532 e 537 pelo Império Bizantino (continuação do Império Romano) para ser a catedral de Constantinopla (atualmente Istambul), originalmente conhecida com Bizâncio. O edifício foi também uma mesquita entre 1453 e 1931, quando então deixou de ter seu caráter religioso e reabriu como um museu em 1935.
É curioso notar que, de acordo com o império de cada época, essa obra monumental assumia uma arquitetura própria, ora a bizantina (católica ortodoxa), ora a otomana (muçulmana), de forma que nela se encontram traços arquitetönicos e objetos de ambas. Renato Marcos Endrizzi Sabbatini

Como não se consternar e refletir sobre uma cena tão tocante como essa?

temp280A bebê sonolenta, com as últimas lágrimas escorrendo sobre a face, dá uma trégua ao sofrimento, e simula o ato prazeroso do instinto mais profundo do elo mãe-filho: a sucção (do seio da mãe), ao levar seu dedinho à boca e sugá-lo com prazer e tranquilidade. E ainda, se entrega à segurança e aconchego momentâneos do colo de uma protetora provisória, que lhe oferece carinho e conforto, o que lhe dá a expressão de serenidade.
Seres humanos têm necessidades básicas, e elas não se restringem ao alimento, mas também ao abrigo, ao acolhimento, ao amor. Sem esse conjunto mínimo de necessidades, não vivemos; vagamos desnudos de corpo e de alma em nossa passagem pela vida.

Porque devemos nos inspirar na cozinha grega.

Porque devemos nos inspirar na cozinha grega.
A cozinha grega é uma cozinha mediterrânea, cujo nome se refere a hábitos alimentares dos povos das regiões banhadas pelo mar Mediterrâneo, que são os países do sul da Europa, norte da África e Oriente Médio. Os principais alimentos dessas regiões são gorduras de alta qualidade como o azeite de oliva e castanhas, frutas, vegetais, ervas, peixe, pão e grãos integrais, queijo,e vinho tinto (pelo alto conteúdo de anti-oxidantes e baixo teor alcoólico) . Mas como o Mediterrâneo não abrange apenas um continente, existem muitas dietas mediterrâneas. que incluem alimentos muitas vezes específicos de seu país, como o carneiro, cabra, aves domésticas, coelho e porco. Também importantes são a beringela, abobrinha e iogurte.
A dieta mediterrânea é considerada no meio científico como uma das mais saudáveis do mundo. Isto tem razões baseadas em estudos científicos que se iniciaram desde a década de 60. Um dos mais importantes estudos foi uma análise multivariada com pessoas de sete países diferentes para avaliar o risco de doença cardíaca e morte precoce. Este importante estudo mostrou que pessoas da ilha de Creta, na Grécia, tinham a mais baixa taxa de doença cardíaca comparada com pessoas de outros países, e esta proteção do coração era devida à sua dieta (Keys et al. em 1980. Seven countries : a multivariate analysis of death and coronary heart disease. Harvard University Press).
Em muitos outros estudos observou-se que as pessoas apresentavam igualmente incidência muito baixa de doenças cardiovasculares, hipertensão e obesidade, além de peso sob controle, o que levou muitos pesquisadores a investigar os efeitos dessa dieta também no emagrecimento. Estudos mais recentes concluíram que a dieta do Mediterrâneo é a mais indicada para quem deseja emagrecer a longo prazo — e manter o novo peso — em comparação com uma alimentação que restrinja gordura ou carboidratos.
Foto: Restaurante na Ilha grega Hydra, setembro 2014.
010a

Lady Gaga e Afrodite

Este mês Lady Gaga apareceu com seus peculiares e muitas vezes controversos trajes. Dessa vez estava semi-nua, com conchas cobrindo os seios.
Acho muito legal que artistas usem trajes diferentes e até escandalosos, especialmente este de Gaga, porque há também uma história por trás. Ela chegou com essa roupa, não no show, mas já no aeroporto de Atenas! Para os que conhecem a história, ela estava vestida de Vênus (ou Afrodite), a deusa da beleza, do amor e do erotismo.
Na mitologia grega, Afrodite emergiu do mar, sobre uma concha marinha, que de certa forma era uma espécie de um trono. A clássica pintura renascentista ‘Nascimento da Vênus’ (à esquerda), foi criada por Sandro Botticelli em 1486. A pintura original está na Galeria Uffizi de Florença06

Pensamento Lógico: Precisa ser continuado

“O objetivo da arte e da educação é substituir a natureza e completar aquilo que ela apenas começou”.
Essa frase, proferida por Aristóteles há mais de 2500 anos, oferece uma visão concisa do quanto somos influenciados pelo seu pensamento. 012
Aristóteles é considerado o criador do pensamento lógico. Embrenhou-se em todos os conhecimentos de seu tempo – Lógica, Matemática, Física, Metafísica, Biologia, Moral, Política, Arte, Retórica e Poética. E qual é a natureza do conhecimento, de nossas ações e da evolução do mundo até hoje? Exatamente essas! Antes da Ciência do Pensamento, que conhecemos por Filosofia, reinava a mitologia e a religião. Com o pensamento lógico, surge a possibilidade de criar métodos experimentais para revelar e demonstrar as facetas ainda desconhecidas da Natureza, o que chamamos de Ciência.
Para manter vivo o pensamento da filosofia grega antiga, hoje se ensina filosofia no colégio e também existem algumas faculdades de filosofia, mas infelizmente muito pouco é abordado sobre isso. Este ano foi iniciado um estudo na USP em intercâmbio com universidades internacionais centrado em Platão e Aristóteles. O projeto foi baseado na preocupação de que há algumas décadas a filosofia grega clássica encontrava-se praticamente ausente de muitas das universidades brasileiras, como se a atividade filosófica tivesse se iniciado apenas no século XVII, com o francês René Descartes (1596 – 1650).
Foto: Estátua de Aristóteles na Academia de Ciências de Atenas, Grécia